domingo, 5 de novembro de 2017

Quarto Montessoriano



Quem nunca viu aquele quarto com a caminha no chão e achou uma graça?

Pois bem, este é o método Montessoriano que  foi criado pela médica e pedagoga Maria Montessori, influenciada pela filosofia de Rousseau, o que na época corria contra as outras formas educacionais, sua proposta é de uma nova educação, onde a criança se desenvolve por suas experiências, estimulando os seus sentidos, e o mais importante deste estilo é deixar a criança se desenvolver naturalmente e livremente, onde sua educação progrida com base a sua evolução (autoeducação).

Como decorar:


Os componentes mais conhecidos são as camas Montessorianas ou colchões no chão, isso proporciona a criança liberdade na hora de levantar e deitar.Que tal deixar seu bebê escolher as roupinhas?No método montessoriano você pode selecionar algumas peças de roupas, deixando ao alcance dos pequenos, proporcionando-lhes liberdade de escolha.Na hora da brincadeira reserve um espaço com prateleiras ou um armário onde eles possam pegar o brinquedo e guardar quando se cansarem.
Barras de apoio nas paredes auxiliam e incentivam a criança a se levantar
Os espelhos e o tapete ativam a percepção sensorial das crianças.
Pode também deixar uma mesinha e livros para desenvolver a criatividade.
Para  segurança dos nossos pequenos é importante colocar moveis sem quinas, os espelhos devem ser colocados em uma placa de MDF antes de de ser preso a parede para se acaso quebrar não espalharem cacos, utilizar proteção em tomadas baixas, ou ate esconde-las, os quadros colocarem sem o vidro ou colocar com acrílico  a intenção é deixar as crianças serem livres e fazerem descobertas porém protegidas.




Adaptação: Casa e Jardim
Pedagogia Científica: A Descoberta da Criança
Imagem produzida pela autora
Danielle Marques 

 

Um comentário:

  1. Olha gostei das dicas , importante para o desenvolvimento de algumas atividades para criança... Parabéns pelas dicas

    ResponderExcluir

Decoração Tumblr

Tendência Tumblr! Já pensou em deixar algum espaço estilo  fotos tumblr, que circulam nas redes sociais? O mais interessante é que...